terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A Importância dos Orixás na Umbanda.



A Importância dos Orixás na Umbanda.




Orixá é a essência divina que atua sob a forma de energia emanada e força, controlando e se misturando com as forças da Natureza. Por exemplo:

– Yemanjá: vida marinha (tem o título honroso de Rainha do Mar);
– Oxóssi: provedor da caça, da alimentação, protetor das matas;
– Ossãe: senhor das matas, das plantas, do verde;
– Xangô: as pedras ígneas, do granito das pedreiras, do fogo e dos trovões;
– Ogum: senhor do ferro, das estradas;
– Obaluayê / Omolu: senhor da Terra (da transmutação da vida na terra), senhor das doenças, senhor da Calunga pequena (Cemitério), senhor da luz que transforma ignorância em consciência;
– Iansã: senhora dos ventos e tempestades, senhora dos raios, senhora do fogo dos Raios (assim como Xangô);
– Nanã Boruque: senhora da lama dos rios com seu encontro com o mar, do lodo da vida e da morte;
– Oxum: senhora das águas doces, dos rios, nascentes e lagos;
– Oxumaré: o Arco-Íris, a ligação entre a Terra e o Ceú (o Orun e o Ayê);
– Oxalá: a pureza do branco, a força da criação, a sabedoria do conhecimento;
– Exú: a força da comunicação, da palavra, do sexo, da procriação.
Não se sabe com certeza se os Orixás já tiveram uma forma humana definida, pois os contos/lendas africanos que nos chegaram (Itans), contam histórias variadas de um tempo que conta mais de 10.000 anos de história dos Orixás.
Não se sabe se alguns Reis africanos e suas esposas e até guerreiros e guerreiras, pela sua honra, atuação em batalhas, sabedoria, condução de suas terras e de seu povo, acabaram sendo retratados como Orixás, ou deles tomaram seus nomes. O que se sabe é que Oxalá foi um rei de Elejibo; Xangô, rei de Oió; Exú e Oxóssi, Reis de Ketu … Uma outra hipótese é que existiram em forma física e foram elevados a Orixás pelos seus feitos, tornados divindades vivas que ultrapassaram o tempo e o espaço.
Orixá é força de vida. Uma força de grande importância dentro de vários seguimentos daUmbanda e, sem a qual, não se pode trabalhar na Umbanda.
Embora cada forma de Umbanda manifeste e sinta os Orixás de maneiras diferenciadas, cada uma a sua maneira e de acordo com os seus fundamentos, os Orixás nunca deixam de ser louvados, cultuados, agradados e amados.

Nenhum comentário: